AÇÕES DO PROJETO GESTÃO AMBIENTAL E CIDADANIA

AÇÕES DO PROJETO GESTÃO AMBIENTAL E CIDADANIA/RECICLUESB NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL REGIONAL



Mary Anne Assis Lopes de Oliveira/Coordenação do Projeto, mestre em Desenvolvimento Sustentável.


RESUMO


O projeto Gestão Ambiental e Cidadania/RECICLUESB é uma atividade extensionista de caráter contínuo, cujo enfoque é dado à temática meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com atuação no Município de Vitória da Conquista – junto à comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, professores e alunos da rede pública de ensino, representantes de entidades, associações de bairros, e demais interessados – com vistas à geração de multiplicadores, sensibilizados, conscientes e atuantes, principalmente, no que diz respeito ao descarte adequado do lixo e o estímulo para a não geração e a minimização de resíduos. Com mais de três anos de existência, o RECICLUESB tem contribuído para o desenvolvimento sustentável regional.


PALAVRAS-CHAVE


Desenvolvimento sustentável, meio ambiente, reciclagem.


ENVIRONMENTAL ACTION PROJECT MANAGEMENT AND CITIZENSHIP - RECICLUESB PROMOTION OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN REGIONAL


ABSTRACT


The project Environmental Management and Citizenship / RECICLUESB is a continuous activity extensionista of character, whose thematic focus is given to environment and sustainable development, with activities in the city of Vitoria da Conquista - with the academic community at the State University of Southwest Bahia, teachers students and the public network of education, representatives of organizations, associations of districts, and other stakeholders - in order to generate multiplier, aware, conscious and engaged mainly in regard to the proper disposal of garbage and encouragement for not and minimization of waste generation. With more than three years of existence, the RECICLUESB has contributed to regional sustainable development.


KEYWORDS


Sustainable development, environment, recycling.


INTRODUÇÃO


De acordo com Loureiro (2003), a questão ambiental constitui uma das mais importantes dimensões de atenção e análise por parte dos múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea.
Para o autor, por diferentes motivações e necessidades, praticamente todo sujeito individual e coletivo menciona e reconhece o ambiente como dimensão indissociável da vida humana e base para a manutenção e perpetuação da vida na Terra.
Atentos a essas reflexões e conscientes da capacidade da extensão universitária em contribuir significativamente para a discussão e o apontamento de alternativas e soluções que atendam às necessidades e às demandas da sociedade, surge, em caráter contínuo, o projeto Gestão Ambiental e Cidadania. A proposta expressa-se, assim, na responsabilidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em estar sinalizada para com os problemas sócio-ambientais vivenciados pela comunidade, contribuindo para que a relação indivíduo-natureza seja consciente, responsável e atuante. Tudo isso a partir de uma sensibilização contínua com os seguintes objetivos: buscar indicadores de políticas corretas para as questões ambientais e da sustentabilidade econômica e social; propor alternativas referentes à eliminação de desperdícios e à triagem de resíduos sólidos na fonte; articular ações de incentivo à reutilização e à reciclagem de materiais, entre outros.


DESENVOLVIMENTO


Para promover o processo de conscientização ambiental junto ao público diverso – professores e alunos da rede pública, acadêmicos e egressos, representantes da sociedade civil e de entidades variadas –, o projeto empregou como metodologia a realização de oficinas e palestras, apresentação de banner e painel, distribuição de material informativo e exposição de material reciclado, entrevistas concedidas à mídia televisiva e aplicação de questionário sobre a temática ambiental.
No ano de 2006 várias atividades foram realizadas, entre elas Oficinas de Reciclagem de Papel e Confecção de Caixas, executadas no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em três etapas (25 a 27 de julho; 11 a 13 de dezembro e 18 a 20 de dezembro). A Creche Bem Querer também foi beneficiada com oficinas de reaproveitamento de papel (09 e 16 de outubro de 2006).
Ainda durante o ano de 2006, o projeto Gestão Ambiental e Cidadania/RECICLUESB realizou palestras e oficinas nos eventos: Semana de Agronomia (12 a 15 de novembro); Semana do Biólogo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (29 de novembro a 03 de dezembro); II Congresso Brasileiro de Medicina e Arte (apresentação de banner); Expo Brasil 2006 e outros.
Também deve ser considerado como resultado do Projeto a sensibilização promovida junto à administração da UESB quanto à necessidade da aquisição de coletores de resíduos sólidos, os quais, no ano de 2006, foram distribuídos no Campus de Vitória da Conquista. Além disso, houve uma eficaz sensibilização do quadro técnico dos três campi da Uesb por meio da distribuição de calendários educativos.
O ano de 2007 também foi marcado por muitas ações promovidas pelo Projeto, o que reafirmou a relevância do mesmo para a consolidação do desenvolvimento sustentável regional. Merece destaque a produção de marcas-texto em papel reciclado para ser distribuído junto ao X Congresso de Pesquisa e Extensão /CONPEX da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Nesta ocasião estabeleceu-se parceria com o projeto Juventude Cidadã de Vitória da Conquista.





FIGURA 1: Realização de Oficina para confecção de caixas com papel reciclado.


No mês de março de 2008 foi realizada oficina de reciclagem durante a Semana do Calouro no campus de Jequié. Em maio do mesmo ano foi a vez da Escola Poliana receber oficinas de papietagem, ocasião que envolveu alunos, professores e comunidade escolar. Ainda em maio no campus de Jequié, ocorreu outra oficina, desta vez de papietagem.




FIGURA 2: jarros artesanais produzidos em oficina do projeto Gestão Ambiental e Cidadania/RECICLUESB.

Vídeo 1: Oficina de Reciclagem de Papel do RECICLUESB (Fonte: Acervo pessoal de Mary Anne Lopes).

A Semana Nacional do Meio Ambiente em Vitória da Conquista no mês de junho foi marcada com uma grande oficina de papietagem em Praça pública, envolvendo alunos da Escola Fernando Spínola. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista foi parceira nessa ação.
A associação de Moradores do Bairro Vila América foi também beneficiada com a mesma oficina, assim como os calouros do curso de Engenharia Florestal no campus de Vitória da Conquista (agosto de 2008).


CONCLUSÕES

As diversas ações do projeto Gestão Ambiental e Cidadania/RECICLUESB promovem um processo de sensibilização e intervenção ambiental – junto aos professores e alunos da rede pública de ensino e a comunidade interna e externa da UESB. Assim, aspectos como o tratamento adequado aos resíduos sólidos, o incentivo à reciclagem de materiais, os cuidados com a água e outros são enfatizados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. LOUREIRO, C. F. B. O Movimento Ambientalista e o Pensamento Crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartel Editora & Comunicação Ltda, 2003.

VOLTAR AO INÍCIO



2 comentários:

  1. Gostaria de fornecer material que possuo para o trabalho de vocês.São folther's que prefiro doar para reciclagem do que queimar (o que não é legal).
    Se possível entre em contato comigo
    (77)81322509 ou welber_claro@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos se voce obteve resposta a sua proposta de entregar material para reciclagem. Aconselhamos procurar a Cooperativa de Catadores Recicla Conquista

      Excluir